5 Motivos para investir em ações
1- Financiar as empresas, e o crescimento económico.

Quando investimos em ações, estamos a comprar parte da empresa e a tornarmo-nos sócios dessa empresa, com objetivo de num futuro termos direito a renda passiva e valorização do ativo, e em contrapartida a empresa recebe financiamento a um baixo custo/risco, que lhe permite crescer e expandir os seus negócios, passando de uma empresa mediana para eventualmente uma grande referência a nível mundial, como por exemplo a APPLE.INC, a empresa mais valiosa do mundo, atualmente.
Se olharmos para o passado, na altura dos descobrimentos, as companhias que tiveram mais sucesso na sua expansão económica foram as que se financiaram através de um sistema colaborativo de mercado de ações. Exemplo disso, foi a Companhia Holandesa das Indias Orientais, que se tornou a companhia privada mais rica do mundo, em 1669, que na época tinha 150 navio mercantes, 40 navios de guerra, 50.000 funcionários, um exercito privado de 10.000 soldados e uma distribuição de dividendos de 40%. Obviamente, não levou muito tempo até que outras empresas e países copiassem a ideia, win- win!!!
2 - Retorno elevado no longo prazo

As ações no longo prazo batem historicamente todos os instrumentos financeiros, utilizados normalmente pelos Portugueses, nomeadamente, depósitos a prazo, certificados de aforro, certificados do tesouro, seguros PPR, obrigações e contas poupança, e claro a inflação, contrariamente aos outros investimentos anteriormente referidos onde a diferença para a inflação é marginal.
No gráfico acima, temos um exemplo meramente ilustrativo em que um $1 investido em 1926, valeria em 2016 cerca de $36.929, se tivéssemos investido em ações de empresas em inicio de atividade (Small Stocks) ; $7.363 se tivéssemos investido em ações de empresas solidas (blue Chips) e $21 se tivéssemos investido em certificados do tesouro.
3 - Elevada Liquidez
A liquidez é a facilidade de converter um ativo rapidamente em dinheiro.
Em Portugal o ativo mais querido pelo portugueses, são as casas, isto é, mercado imobiliário, pouco liquido, pois não conseguimos vender uma casa de um dia para o outro a um preço justo e tendo o dinheiro na nossa conta a ordem num espaço de uma semana.
Contrariamente o mercado de ações, é um mercado extremamente liquido, o que proporciona a venda de um ativo a preço justo e rapidamente convertivel em dinheiro, após um a dois dias podes ter o teu dinheiro na conta a ordem (depende da corretora/banco mas não anda muito longe dos dois dias).
4 – Renda passiva
Para além do retorno potencial ser historicamente elevado, as ações têm um ingrediente que as torna especialmente atrativas para os investidores, que são os dividendos. Existem empresas que distribuem uma parte do lucro anual pelos seus acionistas sob a forma de dividendos, o que dá um rendimento adicional aos investidores que poderá ser bastante relevante, no longo prazo, e no futuro complemento à sua reforma.
5 - Os mais ricos têm Ações
Se formos consultar o top 25 das pessoas mais ricas do mundo, só vamos encontrar 3 tipos de pessoas. As pessoas que fundaram as empresas, as pessoas que adquiriram outras empresas e as pessoas que herdaram empresas e as mantém em sua posse.
Em conclusão, se te queres tonar rico é preciso agires como tal e para isso deverás investir em ações com uma perspetiva de longo prazo e de dono de negocio (sócio).
https://forbes.com.br/listas/2020/04/os-25-maiores-bilionarios-do-mundo-em-2020/#foto1